LITERATURA: ESTA É A NOSSA PRAIA!!!!!

Os objetivos deste blog são a divulgação das atividades desenvolvidas na Feira do Livro de Capão da Canoa e também relembrar as feiras que já aconteceram nos anos anteriores.
Participe junto conosco destes momentos de cultura, aprendizagem e lazer.


sábado, 16 de março de 2013

PALAVRA DO PATRONO RODRIGO TRESPACH





Minha história com a Feira do Livro de Capão da Canoa está associada a primeira edição do evento, em 2007. Em abril daquele ano organizou-se o primeiro encontro de escritores do Litoral Norte/RS. A ideia da professora Mariza Simon, grande luz para nós escritores litorâneos, era agregar os escritores e levantar propostas para se ampliar os debates entorno da produção literária da nossa região. Na pauta, estava a discussão sobre como promover a cultura do livro no Litoral Norte/RS, a possibilidade da produção de livros, a divulgação da cultura e do livro, entre outros. Desse evento surgiu o que hoje é a AELN-Academia de Escritores do Litoral Norte gaúcho.
O convite feito pela Comissão Organizadora da 7.ª Feira do Livro, em fevereiro, para que eu fosse o patrono desta edição da feira me deixou extremamente lisonjeado e honrado. Não apenas pelo reconhecimento do meu trabalho pessoal, não mais do que singelo, mas pelo reconhecimento de uma ideia surgida com um objetivo claro e que atendia plenamente aos interesses mais nobres e pela qual tenho lutado nos últimos anos: a divulgação da literatura litorânea como um todo e, é claro, da importância do livro na educação e na produção do conhecimento.
Desde 2007 nós temos trabalhado com afinco com esse objetivo. E quando digo “nós” não estou usando nenhum eufemismo egocêntrico. A divulgação das atividades literárias, do livro e da nossa literatura, é realizada com esforço, trabalho e dedicação de todos aqueles que se dedicam de corpo e alma a esta causa. Quando trabalhamos pela literatura, pelo livro e pela leitura em salas de aula, em praças e eventos públicos, entre crianças e jovens, não estamos esperando retorno financeiro ou público leitor para nossas obras, estamos investindo no futuro. Bons leitores talvez se tornem bons escritores, mas antes disso se tornarão bons críticos e cidadãos atuantes, cônscios de sua responsabilidade perante a sociedade.
Assim, espero que a minha presença como patrono da feira do livro em Capão da Canoa possa estar vinculada não apenas ao lado pessoal e ao de trabalho – às pesquisas e a história que me apaixonam – , mas ao que tenho também por ideal.
Obrigado Comissão Organizadora, obrigado caponenses, obrigado Capão da Canoa.
Rodrigo Trespach
http://www.rodrigotrespach.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário