LITERATURA: ESTA É A NOSSA PRAIA!!!!!

Os objetivos deste blog são a divulgação das atividades desenvolvidas na Feira do Livro de Capão da Canoa e também relembrar as feiras que já aconteceram nos anos anteriores.
Participe junto conosco destes momentos de cultura, aprendizagem e lazer.


domingo, 10 de abril de 2011

O imortal escritor Moacyr Scliar será o patrono da 5ª Feira do Livro de Capão da Canoa (in memorian)


      Amigo de Capão da Canoa, presente nas edições anteriores e palestrante nas escolas municipais, Moacyr Scliar foi o escritor amigo, simpático e generoso com seu público, desde os pequeninos aos maiores.
       Sua aceitação para Patrono da 5ª Feira do Livro (2011)  ainda em setembro passado, muito motivou a Comissão Organizadora da Feira. Palestras e encontros foram agendados, livros foram comprados, contatos estabelecidos.
       O imortal amigo nos deixou depois de um período em que lutou bravamente por sua vida. Dizem que os imortais nunca morrem e nesta 5ª Feira do Livro, a sociedade caponense quer  homenageá-lo, com saudades da sua  presença tão querida  e aguardada.
        Moacyr Scliar nos deu lições de dignidade, amor e dedicação. Diante da interrogação dos alunos, sempre respondia que somente a leitura os levaria à escrita, de uma maneira simples, mostrando seu lado humano e despojado.
       A 5ª Feira do Livro acontecerá de 16 a 24 de abril, antecedendo a Páscoa. As escolas participarão das inúmeras atividades literárias, palestras,  encontro com inúmeros escritores (Encontro com o Autor), oficinas, horas do conto, entrevistas, saraus. A Feira contará com espetáculos de música popular e erudita, corais, encenações teatrais de alta qualidade, direcionados ao público infantil, infanto-juvenil e adulto, reunirá e mostrará diferentes segmentos artísticos gaúchos. Diversos escritores farão lançamentos e sessões de autógrafos, conversando com os alunos das escolas do município. A 5ª Feira do Livro será um grande evento lítero-cultural, aberta aos visitantes, veranistas e moradores de Capão da Canoa e da região litorânea.
       Moacyr Scliar veraneava com a família, e quando menino, brincou nas areias do pequeno balneário de Capão da Canoa.  Nas décadas de 50 e 60 o município recebeu muitas famílias de origem judaica, que vieram estabelecer uma segunda moradia e muito contribuíram para o desenvolvimento do então distrito de Osório.
      O amigo e incansável colaborador deixa muitas saudades e sentimentos de perda em todas nós. Por esta razão queremos homenageá-lo (in memorian) nesta 5ª Feira do Livro. Certamente, nosso querido Mestre Moacyr Scliar estará presente (não fisicamente) nesta Feira, preparada tão carinhosamente para motivar  e difundir a  leitura, sempre foco da sua profícua vida como escritor. (Mariza Simon dos Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário