LITERATURA: ESTA É A NOSSA PRAIA!!!!!

Os objetivos deste blog são a divulgação das atividades desenvolvidas na Feira do Livro de Capão da Canoa e também relembrar as feiras que já aconteceram nos anos anteriores.
Participe junto conosco destes momentos de cultura, aprendizagem e lazer.


quinta-feira, 14 de abril de 2011

Os escritores caponenses, integrantes da Academia dos Escritores do Litoral Norte - AELN - homenageiam o patrono, escritor Moacyr Scliar



“Na última feira do Livro de Osório em Novembro/2010 eu fiquei extasiado ouvindo as estórias de vida deste consagrado escritor, que na época falava que também já teve seus primeiros livros rejeitados por editoras, mas que com perseverança e a ajuda de um amigo publicou seu primeiro livro, que era vendido aos colegas. Alguns anos se passaram e começou a ser reconhecido pela mídia. Hoje tem mais de 90 livros publicados, segundo depoimento seu na época. Fiquei muito feliz ouvindo todas as suas estórias de vida como um aprendizado que jamais esquecerei.” (Mário Feijó)

"Foi necessário que desse um passo,um pequeno passo em direção a tua arte. Não que isso fosse necessário, pois tua simplicidade, mesmo sendo imortal, não exigia pompa para cingir meu ombro com teu braço, para o registro imorredouro de uma recordação, através de uma fotografia, durante a 3ª Feira do Livro de Capão da Canoa, onde, tenho certeza, te sentiste em casa." (Artur Pereira dos Santos)

“ ‘Posso ir de gravata e calção?’. 03/11/10. Nosso último encontro, na Feira do Livro de Porto Alegre, em alusão à V Feira do Livro de Capão da Canoa.” (Sergio Agra)

"Não é fácil ser escritor no Brasil, e em outros países também. Você conseguir que publique seu livro. As inúmeras respostas de que não podem publicar ou não tem interesse. As dificuldades de conseguir dar os primeiros passos. No entanto, pela maestria com a literatura, alguns conseguem. É o caso de nosso patrono, Moacir Scliar. Mestre na arte de passar para o papel,suas idéias e sua inspiração privilegiada, foram reconhecidas. E recebeu, com muito louvor, o galardão de membro da Academia Brasileira de Letras. Esta foi, em breves palavras, a vida dedicada do mestre, que hoje mantém seu espírito, onde quer que esteja, voltado certamente para sua arte". (Rubens Lace)

“O que poderei acrescentar ao muito que já foi dito sobre o nosso imortal? Resta-me, como sua leitora, vê-lo exatamente como ele se via: ‘como alguém que amou as pessoas, amou seu país e sua cultura, amou a literatura, amou a medicina’ ”. (Elza Lisbôa Montano)

“Moacyr Scliar foi o escritor do Bom Fim e dos gaúchos. Consagrou-se Imortal da Academia, foi traduzido em muitas línguas e falou para diferentes platéias, ganhou muitos prêmios e chegou bem no alto do Olimpo. Moacyr Scliar foi generoso porque sábio. E como foi generoso com todos os que o cercaram! Consolo-me porque estarei novamente com o amigo e escritor nas páginas de seus livros!” (Mariza Simon dos Santos)

“O texto, o conto, o romance, a história. Moacyr Scliar é tudo isto. É literatura pura, clara, que fala do mundo e dos homens. Moacyr Scliar é cultura.” (Jorge Fernandes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário